BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA
A hidroterapia também chamada da fisioterapia aquática, são exercício terapêuticos dentro da piscina aquecida, com objetivo de auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes.
As vantagens e as indicações no tratamento são inúmeras. O paciente experimenta todos os efeitos que a água pode oferecer. Dentre elas podemos destacar:
Flutuação: atua no suporte as articulações enfraquecidas e é capaz de proporcionar assistência e progressivamente resistência ao movimento na água.
Pressão hidrostática: ajuda na estabilização das articulações enfraquecidas; ajuda a diminuir o edema e melhorar a circulação; o aumento da circulação periférica, que melhora a condição da pele que foi afetada por uma imobilização e acelera a cura ao implementar a nutrição na área lesada.
Circulação: aumenta com a adição de calor, como em temperaturas mais elevadas da água 31 a 33°C, ajudam a diminuir o espasmo muscular, estimulando o relaxamento dos tecidos moles e, em alguns casos, reduzindo a dor.
Redução do espasmo muscular e da dor: auxilia no movimento que pode ser iniciado mais cedo após a lesão.
Melhora da alta - estima
As propriedades da água ajudam na redução da carga gerada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos, mantendo a resistência e viabilizando o crescimento muscular sem, contudo, provocar novas lesões em outras áreas do corpo.